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Para ler

15/09/2016

Como PLANEJAR uma convenção de vendas e alcançar o sucesso

Tendo em vista a competitividade e a importância da força de vendas para o sucesso de qualquer empresa, bom planejamento nessa ação será fundamental.

 - Objetivos claros: Convenção sem objetivo claro é perda de tempo, recursos e possivelmente motivo de criticas dos participantes. Os objetivos devem ser ousados, mas factíveis. Crie um tema compatível e criativo, construa uma pauta mostrando um pouco do que foi ou não alcançado, mas destine maior quantidade de tempo para falar do que a empresa espera de cada um, do que ela precisa, onde ela quer/vai chegar, o que a empresa vai e estar fazendo de diferente e melhor, o que esta acontecendo ou pode acontecer no mercado e o que cada um ganhara fazendo a sua parte.
 
- Convenção Nacional ou Regional? Verifique em que formato e tamanho de convenção você poderá passar a mensagem de forma mais eficaz. Leve em consideração o momento da empresa e quais os fatores/exemplos positivos você poderá utilizar/agregar reunindo profissionais só de uma regional ou de regionais diferentes.
 
- Quem participará? Hoje constatamos cada vez mais eventos não só para Representantes, Supervisores, Vendedores, Promotores junto com suas áreas administrativas, industriais e financeiras, mas também convenções para clientes, distribuidores e Fornecedores. O fortalecimento de toda a rede é vital para a continuidade dos negócios, são inúmeras as possibilidades, tudo dependera de seus objetivos e estratégia.
 
- Auxilio externo: Verifique que atividades e ajudas externas serão necessárias para a execução de cada etapa (materiais, palestra, equipamentos, estadias, locomoção, festa...), você pode tocar todo o projeto com a equipe interna, mas existem empresas especializadas no assunto, tanto na parte operacional quanto na escalação e contratação de palestrantes e artistas, cabe lembrar também que varias agencias de propaganda já possuem um departamento para organização desses eventos, solicite propostas para analise.
 
- Quando fazer? Semestralmente, anualmente ou a cada dois anos. Não existe um critério, cada empresa deve fazer sua opção, levando tudo em consideração, a sazonalidade, a atual competitividade do seu segmento, lançamentos, proximidade de feiras, o mês, dia da semana, perfil dos participantes, a entrada de um novo gerente ou diretor comercial e demais itens pertinentes ao seu segmento.
O inicio do ano sempre é um bom período para se ratificar os objetivos, responsabilidades e falar das perspectivas, possibilidades e visão de futuro da empresa.
 
 -Onde fazer? Na cidade sede da empresa ou em outra cidade. Leve em consideração as distancias, os custos/tempo com deslocamentos e hospedagens. Na empresa ou em local diferente, pondere bem os pontos positivos e negativos. Os hotéis fazenda de todos os estados estão cada vez mais se profissionalizando para receber esse tipo de evento com ótima estrutura e valores, e ainda contam a seu favor com a possibilidade de inibir as famosas saidinhas a noite dos mais festeiros.
 
Quanto tempo de evento? Cuide para que o evento passe o recado com qualidade e na medida certa, nem de mais nem de menos. Não será racional ou produtivo tentar colocar um elefante dentro de um fusca, monte a agenda de trabalho com espaço para que a empresa passe o recado, imprevistos, mas que também, destine espaço na agenda para ouvir a equipe.
 Atenção:
Lembre-se que colocar profissionais de vendas sentados por muitas horas requer habilidade, crie intervalos a cada duas horas e inclua boas dinâmicas, não se esqueça de incluir um tempo para a confraternização e premiações, o reconhecimento é fundamental.
Cuide para que não existam ostentações ou desperdícios de recursos, para que a equipe ou parceiros não interpretem que esta sobrando recursos.    
 
Tratamento. Destine aos participantes todo o respeito, atenção e educação para que depois você possa exigir na mesma proporção.
 
Manual de conduta: Com a intenção de evitar as inúmeras possibilidades de problemas, crie e mande com a convocação para a convenção, o cronograma/agenda completa de atividades e um mini manual de conduta (pontualidade, tipo de roupa para cada atividade, o que será pago ou não pela empresa, nomes das pessoas responsáveis por locomoção, hospedagens...) que a empresa espera de cada membro da equipe.
“Onde não existe disciplina podemos encontrar a anarquia”.
 
Estas são apenas algumas dicas que tenho para compartilhar com você que pretende investir nessa ação, precisando de ajuda nos contate.



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