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Para ler

28/06/2017

Como alavancar vendas, mantendo e atraindo MAI$ e melhores clientes?

Independente do momento econômico em que vivemos, a competitividade imposta por concorrentes, cada vez mais competentes, a evolução social e os avanços da tecnologia, nos exige uma dose extra de atenção, determinação, percepção, esperança, renuncia e muito trabalho.
 
Para acompanhar a evolução no mercado, precisamos:  AJUSTAR nossos pontos de vista com frequência, para que o mercado não nos atropele; MEDIR todas as variáveis e números do seu negocio; ANALIZAR o que agrega ou não valor no seu processo, até ao pós venda para o cliente; OTIMIZAR todos os recursos humanos, financeiros, físicos e virtuais disponíveis; ENGAJAR  as pessoas, do porteiro ao presidente, todos precisam vender.
 
Não acredito em receitas infalíveis ou magicas, mas existem alguns caminhos que podem contribuir na alavancagem de suas vendas. Devemos focar e atuar nas variáveis em que dominamos, naquilo em que somos bons e que sabemos fazer bem feito, e , muito importante, no que é relevante na visão de nossos clientes e também para nossos negócios (RENTABILIDADE). Sem esquecer, dentro do possível, minimizar nossos pontos fracos.
 
Os 8 pontos determinantes para qualquer negocio:
 
1.       VISIBILIDADE – Sua empresa, marcas, vitrines, produtos, serviços e vendedores estão disponíveis, visíveis e identificados aos olhos e aos clicks de seus clientes e potenciais clientes? Na rua, letreiro, loja, prateleiras, catálogos, sites, redes sociais... O que os olhos não veem o cérebro não registra, o coração não deseja e consequentemente perdem-se vendas por impulso e abrem espaço para concorrentes. “Quem não é visto, não é lembrado”.
 
2.       ATRATIVIDADE – Sua empresa, marcas, vitrines, produtos, serviços, site, redes sociais são atrativos aos olhos e aos cliques de seus clientes e potenciais clientes? Tudo esta organizado, bem exposto, limpo, precificado, de fácil navegação... Lembre-se que as palavras Desconto, Oferta, Liquidação e Promoção, apesar de batidas, ainda são palavras importantes, se utilizadas com criatividade, ética e coerência. Clientes pagam mais pelo que desejam, e tudo que é atrativo aos olhos (designer), pode provocar mais desejo.
 
3.       COMODIDADE – Que tipos de comodidades você esta oferecendo para facilitar a visita, a escolha, a navegação e as compras de seus produtos ou serviços? Na loja, nas prateleiras, catálogos, sites, redes sociais, no estacionamento e demais plataformas. É fácil comprar e pagar, as entregas em casa ou na loja são rápidas e agendável? Atende na casa do cliente se for necessário?... “Tudo que fazemos para facilitar a vida do cliente ele valoriza e nos dá em troca à sua preferencia”.
 
4.       HOSPITALIDADE – O que você esta fazendo a mais e melhor que seus concorrentes, para receber e atender quem te procura ou visita na loja, ao telefone, site, redes sociais?  Quanta atenção você esta dando para cada cliente? EMPATIA.  Que bom que a Senhora veio em nossa loja; Ficamos muito gratos por sua visita; Que ótimo receber seu telefonema; Volte sempre; Ligue-nos, sempre que precisar... “Respeito, atenção e educação sempre serão percebidos e valorizados”.
  
5.    PERSONALIZAÇÃO – De que forma você pode mostrar para seus clientes que eles serão tratados como únicos quando entrarem na sua loja, quando visitarem seu site, quando te ligarem, na entrega dos produtos, no caixa, no atendimento na casa do cliente? “Apesar de vivermos em grupos, e seguirmos padrões de consumo, gostamos de nos sentir únicos”.
 
6.       EXPERIÊNCIA – O que seus clientes conseguem perceber que estão levando a mais e melhor ao adquirir seus produtos e serviços, ao visitar sua empresa, ao navegar no seu site, no atendimento telefônico ou na visita do seu vendedor? O que ele aprendeu? O que ele provou de diferente, criativo e inusitado? O que ele resolveu? “Toda experiência positiva ou surpreendente gera novas compras, mais propaganda espontânea e indicações de clientes”. 
 
7.       COMPROMISSO – O que você esta fazendo para mostrar a seus clientes que sua empresa, suas marcas, seus produtos, seus vendedores e funcionários estão 100% focados em atender as expectativas, necessidades e desejos deles e que a venda será uma mera consequência? “Confiança e credibilidade são valores caros, que podem nos diferenciar de maneira significativa na definição de compra de nossos clientes”.
 
8.       ENGAJAMENTO – Sua equipe esta capacitada, atualizada, focada e motivada para fazer o melhor possível em cada atendimento? Servir esta no DNA da sua empresa e de sua equipe? Você investe em ações com a finalidade de manter a sua equipe preparada e motivada? Preparo e motivação são como banho, precisamos  constantemente deles. “Em tempos de vacas magras, imagina o estrago que uma pessoa despreparada, insatisfeita, mal contratada ou desmotivada pode provocar diariamente no seu faturamento”.
 
Prosperar nunca será fácil em nosso país. Momentos difíceis sempre surgirão, com maior ou menor intensidade. Cabe a cada um de nos enfrentar, suportar, desistir ou ficar reclamando.
 
FOQUE NOS DETALHES, NAS SUAS PESSOAS E EM SEUS PONTOS FORTES - RELEVÂNCIA.
ACREDITE que é capaz, no que faz e no seu produto/serviço.
QUEIRA mais que seus concorrentes.
AJA com inteligência e velocidade.
 
Artur Ximenes



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